materiais pedagogicos acessiveis

O Projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis é uma formação para professores de escolas públicas que apoia os profissionais das redes de ensino no desenvolvimento de recursos pedagógicos com o uso de tecnologias digitais, que contribuam como metodologias, ferramentas inovadoras e práticas pedagógicas em consonância com as diretrizes curriculares nacionais. 

 

Por meio de encontros presenciais e virtuais ao longo de três meses de duração, o grupo de mediadores multidisciplinares formado por: makers, inovadores sociais e especialistas em educação inclusiva, introduz aos professores conceitos e experiências da cultura maker, do mundo da fabricação digital e do arduino, assim como, da educação inclusiva, interdisciplinaridade na construção de projetos educativos, entre outros, por meio de iniciativas realizadas no Brasil e no mundo. 

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Assim, se inspiram, elaboram ideias e, por fim, cada escola cria seu protótipo com uso de tecnologias digitais e com base em desafios pedagógicos reais, de maneira colaborativa com a comunidade escolar e o grupo de mediadores da formação. 

 

Vale mencionar, que o objetivo não é que os professores se tornem experts em tecnologias digitais ou mesmo dominem esses conteúdos de maneira autônoma. A meta é garantir o entendimento de quais as  possibilidades e limites de utilização de cada tecnologia e, a partir disso, cada um aprofunda no conteúdo de seu interesse ou mesmo, aciona sua rede de parceiros para a realização de tarefas mais técnicas e complexas.

 

Em uma parceria com o Instituto Rodrigo Mendes e as Secretarias de Educação locais, foram desenvolvidas três edições deste projeto desde 2018 e, em 2020, está em desenvolvimento uma versão remota que atende as necessidades de distanciamento social impostas pela pandemia.

Quer saber mais sobre os materiais desenvolvidos? Acesse o site do Diversa.

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